Nos dias 2 e 3/12, quinta e sexta-feira, o Procon Contagem, órgão da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, recebeu técnicos da Copasa e Cemig para o mutirão de negociação de débitos com os consumidores da cidade. Ao todo, 239 contagenses tiveram a oportunidade de quitar débitos e parcelar dívidas com as companhias. Os técnicos da Câmara de Dirigentes Lojistas de Contagem-CDL-Contagem também participaram dos dois dias de mutirão, realizando o levantamento da situação cadastral junto ao Serasa e SPC dos consumidores que estavam presentes.
A superintendente do Procon Contagem, Silvania Silva dos Santos, ressaltou a relevância dos mutirões que superaram suas expectativas. “O objetivo de realizarmos dois dias de mutirão, foi proporcionar aos consumidores a quitação de seus débitos junto às fornecedoras Cemig e Copasa, de forma mais favorável ao orçamento doméstico do consumidor. Possibilitando, assim, que o cidadão não seja mais um no número dos superendividados. Também temos como missão contribuir para o equilíbrio orçamentário, a ausência de inscrição em cadastro de proteção ao crédito e o corte no fornecimento”, explicou.
Ainda de acordo com ela, para o ano de 2022, após levantamento realizado das principais reclamações dos consumidores, o Procon ampliará os mutirões em parceria com outras instituições e companhias, sempre com o objetivo de contribuir para a saúde financeira dos consumidores.
Luiz Marcone Lopes, morador do bairro Colonial, esteve presente, negociando com as duas companhias. “Fiquei maravilhado com o serviço de agendamento do Procon, entrei em contato assim que soube dos mutirões e consegui agendar meu horário com facilidade. Fico feliz porque foi a forma que encontrei de negociar as pendências junto à Cemig e àCopasa”, disse.
Procon Online
O Procon também realiza o atendimento virtual por meio da plataforma oficial de registro: http://www.contagem.mg.gov.br/procon/procon-online/. Nela o consumidor registra seus dados e os dados do fornecedor e poderá anexar documentos para agilizar o processo de orientação. Após finalizado, basta aguardar o contato do Procon.
Documentos necessários para atendimento: – Carteira de Identidade e CPF; comprovante de endereço de Contagem, dos últimos 90 dias, em nome do consumidor que deseja o atendimento; demais documentos referentes à reclamação, incluindo números de protocolo, endereço e CNPJ da empresa que será reclamada, além dos documentos que comprovem a relação de consumo (nota fiscal, ordem de serviço da assistência técnica, fatura de boleto, contrato, dentre outros).
Pontos físicos de atendimento do Procon:
* Isabela Melo sob supervisão de Raquel Lemos